Penhas Douradas

Penhas Douradas é o nome oficial da 1ª estância de Turismo e Saúde de Montanha em Portugal (a 1500m altitude), antes denominada de Poio Negro.

O seu nome advém das Penhas graníticas do lado sul do Vale do Rossim, que adquirem uma tonalidade dourada ao entardecer no Verão.

Em 1882, foi construída a Casa da Fraga por César Henriques, no meio de um enorme fragão. Lá, viveu 2 anos  para se tratar da tuberculose, por indicação do médico Sousa Martins, grande impulsionador da utilização da serra na cura e tratamento desta doença.

Nas proximidades destacam-se ainda:

- o Miradouro do Fragão do Corvo, com uma vista fascinante sobre Manteigas;

- a cerca de 1,5Kms, a lagoa do Vale do Rossim, enorme albufeira que permite uns belos banhos;

- o passeio pelo Vale das Éguas em direção à Nave da Mestra (casa de férias de 1910, com um acesso por meio de uma fenda);

- a Nascente e o Sumo do Rio Mondego.

Colónia N.ª Sr.ª da Graça

A Casa da Colónia, como também é conhecida, pertence ao Centro Pastoral de S.Pedro (Manteigas) e fica localizada em plena zona das Penhas Douradas.

Na década de 50 e 60 funcionou como Colónia de férias para as crianças de Manteigas que não tinham possibilidade de ter outro tipo de atividades no Verão.

Em 1989 ocorreram obras de ampliação e reconstrução e, mais recentemente, foram também renovados alguns espaços interiores, mas permanece um local simples que nos acolhe como se fosse a casa de um de nós.

Com três pisos superiores, tem capacidade para cerca de 25 pessoas: quartos para 1 - 6 pessoas e 1 casa de banho para Homens e Senhoras por piso. No rés-do-chão, dispõe de uma cozinha equipada, uma sala de jantar, um lavabo e uma sala de convívio com lareira. Na parte da frente da casa tem ainda um logradouro amplo com bonitas vistas sobre a Serra da Estrela.

Como chegar (40°24'15.8"N 7°33'58.7"W)

Quem vem de Manteigas

Seguir a EN232 (direção a Gouveia) durante ~17 km.

Virar à esquerda no cruzamento que indica "Penhas Douradas".

Após 1 km, virar à esquerda numa estrada estreita com indicação "Colónia" e percorrer 300 m até à Casa.

Quem vem de Gouveia ou Seia

Seguir a EN232 (direção a Manteigas).

Virar à direita no  cruzamento que indica "Penhas Douradas".

Após 1 km , virar à esquerda numa estrada estreita com indicação "Colónia" e percorrer 300 m até à Casa.